segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Microsoft vai unificar lojas virtuais Windows e Windows Phone.

Movimento potencialmente levará a mais aplicativos e menos dores de cabeça para os usuários de ambas as plataformas.

Parece que a Microsoft decidiu unir suas duas lojas virtuais Windows e Windows Phone em uma só, o que potencialmente levará a mais aplicativos e menos dores de cabeça para os usuários de ambas as plataformas.
Terry Myerson, chefe do grupo de sistemas operacionais da Microsoft, falou sobre essa grande unificação durante uma reunião da empresa, de acordo com o The VergePaul Thurrott e Mary Jo Foley, do ZDNet, corroboraram com a história.
No entanto, parece haver uma certa confusão a respeito de quando as lojas serão combinadas. Ambos Mary Jo e Tom Warren, do The Verge, afirmam que a loja unificada será lançada no próximo semestre, juntamente com o Windows Phone 8.1 e uma atualização para o Windows 8.1. Já Thurrott diz que a loja unificada será lançada "com a próxima versão do Windows, ou o que poderíamos chamar de Windows 9".
De qualquer forma, a Microsoft não fez segredo sobre o seu desejo de combinar as duas lojas de aplicativos. Como observa Mary Jo, Myerson falou sobre ter um conjunto comum de ferramentas de desenvolvimento em todos os dispositivos Microsoft. "Devemos ter um conjunto de APIs para desenvolvedor em todos os nossos dispositivos. E todos os aplicativos que trazemos para os usuários finais devem estar disponíveis em todos os nossos dispositivos", disse ele durante um encontro com analistas financeiros na semana passada.
Ter uma "vitrine" para smartphones e outra para tablets e PCs tem sido um obstáculo para a Microsoft, a medida em que ela tenta se manter à altura do iOS e Android. Já é bastante difícil para a gigante de Redmond conseguir desenvolvedores de aplicativos a bordo do Windows ou do Windows Phone e, embora a empresa ofereça algumas ferramentas de desenvolvimento multiplataforma, os ambientes de aplicativos ainda estão separados.
É particularmente um problema para o Windows 8, já que aplicativos-chave há tempos estão disponíveis no Windows Phone (Yelp, Pandora e Spotify, para citar alguns) não chegaram à loja de aplicativos otimizados para tablets da Microsoft.
As lojas separadas também criam problemas para os usuários - especialmente com relação a aplicativos pagos. O "Halo: Spartan Assault", por exemplo, está disponível para ambos Windows 8 e Windows Phone 8, e o progresso salvo dos usuários pode ser tranferido entre as plataformas. Mas para jogar em ambos os dispositivos você tem que pagar o dobro, porque as compras não são compartilhadas (não está claro se isso vai mudar na loja unificada, mas certamente esperamos que sim.)
Ainda há um monte de perguntas sem resposta. Por exemplo, como um aplicativo multiplataforma funcionará, qual será a cara da loja unificada e o que aconteceria com os aplicativos existentes. Espero que não tenhamos que aguardar até que o Windows 9 seja lançado para descobrir isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário