quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Mitos e verdades: Correr faz cair o bumbum e os seios?

Parcialmente Verdade: a origem deste mito tem a ver com a perda de peso muito acentuada e com pouco ganho de massa muscular. “Nestes casos, sim, é verdade que faz mudar o aspecto das mamas e dos glúteos”, afirma Guilherme. “No entanto, basta vermos as atletas de atletismo e seus corpos vigorosos e com bumbuns bem definidos para desmentirmos este mito”, completa. O profissional lembra, no entanto, que a corrida leve influencia pouco no ganho de massa muscular. Para este objetivo, vale incluir algumas subidas no percurso e alternar alguns treinos com picos de intensidade, fortalecendo pernas e glúteos.
foto

Para perder calorias, correr é melhor que andar?

Verdade: “na corrida, o gasto calórico é bem maior”, explica Marcio, completando que quanto mais acelerado, maior o gasto energético. Porém, ele explica que ambas as atividades queimam calorias e ajudam na perda de peso. “Se você não tem o preparo físico adequado para a corrida, o ideal é começar com uma caminhada leve”.

Correr com bastante roupa ajuda a emagrecer?

Mito: usar um moletom bem pesado e suar bastante – algumas pessoas acham que este é o segredo da boa forma. Mas Adriano avisa que esta prática pode até prejudicar o desempenho. “Isso pode causar a desidratação do indivíduo, por conta da transpiração excessiva com a grande quantidade de roupa utilizada”, alerta.

Correr na rua é mais efetivo do que correr na esteira?

Verdade: na rua, a pessoa solicita de forma mais ativa os grupos musculares das pernas para ir para frente, enquanto na esteira a corrida é simulada. No entanto, Guilherme avisa que a diferença não é tão grande e o que interfere, no final das contas, é a regularidade do exercício. “Se compararmos duas pessoas, uma que corre na esteira e outra na rua, haverá pouca diferença em ganhos musculares e em aptidão física. Mas quando alguém está treinado só na esteira e começa a correr na rua, passará por uma pequena adaptação da mecânica de correr”.

Subir escadas serve como uma atividade física, substituindo, por exemplo, uma caminhada?

Verdade: “sim, substituir o elevador pela escada toda vez que chegar em casa já é suficiente para melhorar o condicionamento físico”, afirma Rodrigo, acrescentando que o movimento segue o princípio de uma aula de step.

foto

As atividades aeróbicas só começam a gastar calorias a partir de 30 minutos?

Verdade: de acordo com o professor Rodrigo, o organismo precisa cerca de 20 minutos dentro da zona alvo para começar a queimar calorias.
foto

Praticar a mesma atividade por muito tempo faz com o que o corpo se acostume e não sofra mais os efeitos?

Verdade: “com o passar do tempo o nosso metabolismo vai caindo e precisa de novos estímulos para ter mais resultados”, aponta Rodrigo. É preciso investir em mudanças para notar resultados mais efetivos.

É verdade que mulheres acumulam mais gordura na coxa e no quadril?

Verdade: embora o acúmulo de gordura seja determinado por motivos fisiológicos e hormonais, na maioria das mulheres, a concentração é maior nas regiões do quadril, coxa e tríceps. Para acabar com estas gordurinhas, Victor recomenda, além dos exercícios aeróbios , os de fortalecimento. “Agachamentos, abduções de quadril e extensões de cotovelo, vencendo uma resistência”, ensina.
foto

Para deixar a perna mais musculosa, é permitido fazer caminhada/subir escadas com tornozeleira?

Mito: “o uso de tornozeleiras para esses exercícios não é indicado, devido ao risco de lesão que isso pode causar na articulação do joelho”, afirma Marcio. No entanto, o professor Victor afirma que as atividades com tornozeleiras complementam a musculação. “É uma opção a mais de se trabalhar o mesmo músculo em ângulos e estímulos diferentes”, explica.

Quem quer perder peso rápido precisa focar só no aeróbico, para depois investir na musculação?

Verdade: o ideal é aliar exercícios aeróbicos com reeducação alimentar, indica Guilherme. “Devem predominar exercícios aeróbios principalmente pela necessidade de se perder peso na balança. Mas é preciso lembrar que emagrecer nem sempre significa perder peso na balança. Pessoas com leve sobrepeso podem ganhar músculos e perder gordura sem modificar muito a medida da balança, mesmo tendo reduzido dois ou mais furos do cinto da calça”, ressalta.

O contrário: quem é muito magro precisa engordar primeiro para depois ganhar massa muscular?

Mito: “engordar favorece algumas doenças do coração e por esse motivo deve ser evitado a qualquer custo”, ressalta Guilherme. Nestes casos, ele explica que a pessoa deve combinar carnes magras, carboidratos e vitaminas encontradas em frutas e legumes, sempre de três em três horas, favorecendo assim o ganho de massa muscular. “Recomendo que dedique atenção à boa frequência dos treinos, à boa nutrição e boas noites de sono”.

O contrário: mulheres que têm pouco bumbum e pernas não conseguem aumentar o volume com musculação?

Mito: este objetivo também é possível a partir de exercícios e dieta. “Neste caso, o treino é preferencialmente de musculação, visando o ganho da massa muscular. São exercícios com foco em hipertrofia”, pontua Victor. O tempo para aparecer os resultados varia de acordo com a resposta do corpo de cada um e também tem a ver com a frequência de treinos por semana.

É impossível eliminar celulites com a malhação?

Parcialmente Verdade: segundo Guilherme, não dá para exterminar de vez as celulites, mas é possível suavizar o aspecto. “A malhação ajuda muito. O resultado da melhor circulação como resultado dos treinamentos aeróbios vai ajudar a emagrecer e suavizar substancialmente as celulites”.

O culote vai embora com exercícios?

Parcialmente Verdade: de acordo com Victor, como os exercícios diminuem a gordura localizada, acabam melhorando o aspecto da região. “Além de utilizar a gordura como fonte energia, as atividades drenam as toxinas que se acumulam”, explica o especialista.

Quem sempre foi sedentário não tem como conquistar as curvas depois dos 30?

Mito: “claro que tem”, avisa Guilherme. O segredo é sempre controlar a alimentação, hormônios e os treinamentos adequados. “Mesmo um sedentário por 60 anos que equilibrar os níveis hormonais, caminhada, musculação e boa nutrição vai ter um corpo mais disposto e com aspecto estético melhorado em aproximadamente 4 meses”, pontua.

Aumentar o consumo de proteína ajuda a ganhar mais músculos?

Parcialmente Verdade: “os profissionais de educação física que prescrevem suplementos estão agindo fora da conformidade da profissão”, dispara Guilherme. Segundo ele, é errado associar exclusivamente as proteínas com ganho de músculos. “A combinação e o equilíbrio entre carboidratos e proteínas é mais importante do que os mitos de proporções, às vezes perigosas, de proteínas por peso corporal”. No entanto, o professor Rodrigo observa que, como a fibra muscular só é recomposta com proteína, o ganho de massa pode ser maior quando o aumento do consumo é aliado ao treino. Para quem tem esse objetivo, a recomendação básica é sempre consultar um profissional da área de nutrição.
foto

É verdade que malhar em jejum é a mesma coisa que não malhar?

Verdade: Marcio confirma esta questão e explica que, ao acordar, normalmente a pessoa está oito horas sem comer e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. “Sem carboidratos estocados, o corpo opta por queimar a massa muscular. Praticar exercícios sem estar bem alimentado faz com que a pessoa queime massa muscular sem perder gordura”. O especialista alerta que isso também pode fazer a pessoa desmaiar. Antes dos exercícios, são indicados fontes de carboidrato leve, como pão, suco ou fruta. “Espere cerca de duas horas e faça uma refeição mais completa, para repor o que foi perdido durante a malhação”, indica.

foto

É verdade que é bom comer carboidratos antes do treino?

Verdade: o professor Victor recomenda carboidratos não só antes, mas também depois do treino. “Antes, para que o corpo não precise consumir proteínas para gerar energia; depois, para repor nas reservas de glicogênio muscular”. As proteínas também são recomendadas após a malhação, pois atuam na reconstrução de fibras musculares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário