quinta-feira, 12 de setembro de 2013

20 mandamentos de Jorge Paulo Lemann

20 mandamentos de Jorge Paulo Lemann - 1 (© Jorge Paulo Lemann Divulgação)
Jorge Paulo Lemann é o brasileiro mais bem-sucedido no exterior. Graças às suas participações em tradicionais empresas como Anheuser-Busch InBev, Burger King e H. J. Heinz, o bilionário, educado na Universidade de Harvard, poderia ser chamado de “conquistador da América”. Isso é algo raro em se tratando das corporações norte-americanas (caso de Burger King e Heinz), que têm a cultura de comprar empresas estrangeiras, não de serem compradas por elas.
O primeiro grande sucesso de Lemann, homem mais rico do Brasil, foi ao lado de seus parceiros de longa data, Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto Sicupira, ambos também bilionários, no Banco Garantia, fundado em 1971 e vendido para o Credit Suisse First Boston em 1998, por US$ 675 milhões.
Enquanto estavam no Garantia, Lemann e seus parceiros compraram uma fábrica de cervejas que posteriormente se tornaria a AmBev. A empresa então se juntou com à belga Interbrew em 2004, uma jogada que resultou na criação da Inbev.
Em 2008, Lemann foi destaque na imprensa internacional quando a Inbev adquiriu a Anheuser-Busch por US$ 52 bilhões, criando a AB-InBev, maior cervejaria do mundo, na qual o brasileiro tem 10% de participação. Em 2010, ele voltou a sentir fome de empresas estrangeiras e comprou, junto com Telles e Sicupira, o Burger King, por US$ 3,3 bilhões.
Depois, ele se uniu ao bilionário norte-americano Warrem Buffett para comprar a Heinz, por US$ 23 bilhões. Somando-se as dívidas da empresa, a transação chega a US$ 28 bilhões. Baseada no livro “Sonho Grande”, da jornalista Cristiane Correa, que conta a história do bilionário e de seus sócios, FORBES destacou as 20 regras de sucesso de Jorge Paulo Lemann.

1º Mandamento
Bons profissionais com objetivos comuns trabalhando em equipe: este é o patrimônio mais importante e maior diferencial de um negócio.
2º Mandamento
Encontrar, treinar e manter bons profissionais é uma luta permanente para todos os acionistas.
3º Mandamento
Os ganhos devem ser estimulantes, justos e equilibrados com os interesses gerais da sociedade.
4º Mandamento
Avaliação de pessoas é um item essencial para o negócio.
5º Mandamento
A principal função dos donos de um negócio é escolher pessoas melhores do que eles para manter a empresa funcionando mesmo sem suas lideranças.
6º Mandamento
A liderança é exercida por ideias claras e pelo exemplo diário, nos mínimos detalhes.
7º Mandamento
Debater é importante, mas tudo a ser considerado requer alguém responsável por trás. No final, alguém tem de tomar uma decisão.
8º Mandamento
Senso comum vale muito mais do que ideias complexas. O simples é sempre melhor que o complexo.
9º Mandamento
Um bom negócio está sempre procurando melhorar. Seja qual for o grau do sucesso, sempre há espaço para avanço.
10º Mandamento
Sempre reduzir os custos. Isso é algo que está sob o seu controle e garante a sobrevivência do negócio.
11º Mandamento
Inovações que criam valor são úteis, mas copiar o que funciona bem é muito mais prático.
12º Mandamento
A educação contínua dos profissionais deve ser um esforço permanente, incorporada à rotina dos negócios.
13º Mandamento
Só aparecer na mídia com objetivos concretos.
14ª Mandamento
Foco, foco e mais foco no essencial.
15º Mandamento
Comunicação e transparência com os dados mais importantes ajuda a educar e a criar vantagem competitiva.
16º Mandamento
Cuidado com as costas.
17º Mandamento
Ser ético é essencial.
18º Mandamento
Leva-se muito tempo para construir uma reputação que pode acabar rapidamente.
19º Mandamento
Em vez de buscar o pote de ouro no fim do arco-íris, ande o arco-íris inteiro obtendo lucro no caminho.
20º Mandamento
Um sonho grande, desafiador e comum é essencial e ajuda a todos a trabalharem na mesma direção.

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