segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Deixe para trás o que passou e caminhe para frente!



Quem pensa demais no passado perde a chance de viver o hoje e não tem tempo de planejar o futuro.
Essa é uma das frases mais interessantes que tem sobre essa nossa mania de vivermos apegados a coisas que já passaram. É claro que todos nós temos experiências boas e ruins na vida. Independente se foram positivas ou negativas, a verdade é que elas já passaram, já tiveram seu tempo, já foram época para acontecer.
E não raras às vezes em que vivemos presos ao passado. É a saudade de um casamento que já não existe mais. É a lembrança boa da proteção que se tinha dos pais. É a dor de uma traição. É o arrependimento por não ter tomado uma decisão importante. Seja lá o que for, viver com o peso do que já passou sobre nossas costas é penoso demais e nos impede de caminhar para frente, na velocidade que deveríamos e poderíamos.
Concordo que seja um exercício muito difícil deixar passar, desagarrar, desapegar, soltar, desprender. Talvez não consigamos fazer isso por nossa própria força e precisaremos da ajuda dos amigos ou de profissionais, mas a decisão de querer se libertar do passado é nossa, irrestritamente nossa. É preciso querer, mas querer muito. E então, meio caminho já será adiantado. O resto, acontecerá naturalmente.
Quanto mais apertamos as correntes que arrastamos, mais peso elas farão sobre nossos pés. Todos nós merecemos ter uma vida leve, com um caminho aberto pela frente, com sonhos, vivendo o hoje e almejando o futuro. O passado só serve para que tiremos dele a experiência para fazer diferente, se chegarmos à conclusão de que erramos, e para guardarmos as boas lembranças dos doces momentos.
Em gaveta ocupada não tem espaço para entrar mais nada. Portanto, arrume formas de esvaziar suas gavetas para preencher com situações, sentimentos e sensações novinhas em folha. Experimente, você consegue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário