quarta-feira, 3 de julho de 2013

Deputado usa jato da FAB para levar a família ao Maracanã

Presidente da Câmara diz que 'errou' ao dar carona a parentes em avião da FAB para o Maracanã


  • Arturo, irmão da noiva do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com sua mulher Larissa
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), está enfrentando uma polêmica após o jornal "Folha de S. Paulo" denunciar que o deputado usou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para levar a noiva e parentes de Natal (RN) ao Rio de Janeiro para assistir ao jogo da seleção no Maracanã, no último fim de semana.
Em entrevista ao jornal nesta quarta-feira (3), Eduardo Alves disse que "dar a carona" foi um erro e determinou que sua assessoria avalie o mais rápido possível o valor das passagens do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro para reembolsar à União.
"Meu erro, e aqui eu reconheço, foi ter permitido que pessoas me acompanhassem pegando carona nesse voo para o Rio de Janeiro. Por esse erro, estou aqui reconhecendo e já mandei ressarcir o valor de cada passagem correspondente", disse o deputado ao chegar na Câmara.
A "Folha" revelou que pegaram carona com o deputado sete pessoas: sua noiva, Laurita Arruda, dois filhos e um irmão dela, o publicitário Arturo Arruda, com a mulher Larissa, além de um filho do presidente da Câmara e um amigo de Arturo, que entrou no voo de volta.
Uso do avião da FAB
Segundo a "Folha de S. Paulo" desta quarta-feira (3), um jato C-99 da FAB foi buscar a família em Natal, terra do deputado. O avião decolou às 19h30 de sexta-feira rumo ao Rio de Janeiro e retornou no domingo, às 23h, após o jogo. Ao pedir o avião, Alves informou que 14 passageiros poderiam viajar.
O jornal informa ainda que o decreto 4244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, diz que os jatos podem ser requisitados quando houver "motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente". O decreto não diz quem pode ou não viajar acompanhando as autoridades.
A "Folha" afirma que não constava na agenda de Alves, divulgada no site da Câmara, nenhum compromisso oficial no fim de semana. Ele disse, por meio da assessoria, que solicitou o avião porque tinha encontro com o prefeito Eduardo Paes (PMDB), no sábado.
"Como havia disponibilidade de espaço na aeronave, familiares acompanharam o presidente em seu deslocamento", disse. A reunião não foi informada pela Câmara.
De acordo com a Folha, a assessoria de Paes enviou ao jornal a agenda oficial dele no sábado, e não havia menção a Alves. O jornal diz ainda que os dois almoçaram num restaurante, junto com Aécio Neves (PSDB-MG).
(Com informações da "Folha de S. Paulo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário