quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Maneki neko – O gato japonês da sorte




Também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado – quase sempre à entrada – de lojas, restaurantes, salas de Pachinko (casa de jogos) e de outros negócios.  No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Manekineko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Manekineko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

A Moeda

Alguns gatos da boa sorte apresentam uma moeda, normalmente uma moeda de ouro chamada Koban que nos dias de hoje valeria 10 milhôes de ryo, uma moeda da época Edo do Japão. Isso equivaleria a milhares de reais hoje em dia.
Ela tem por objetivo trazer riqueza e fortuna e é muito comum encontrar Maneki Nekos  sendo usados como cofrinho por esse motivo. Muitas
vezes, as moedas são utilizadas com o intuito de serem oferendas da mesma forma que quando são jogadas na fonte dos desejos.
Maneki Neko com Moedas de Ouro

Diversas histórias falam sobre a origem do maneki neko. A versão mais popular é datada do século XVII e conta que um monge do templo Goutokuji tinha uma gata chamada Tama. Enquanto ele comentava sobre as precárias condições do templo à gata, um samurai, Ii Naotaka, que voltava da batalha de Tennoji, passava em frente ao templo quando começou a cair uma tempestade.
Naotaka correu para se abrigar embaixo de uma árvore e ao esperar a chuva passar, viu Tama sentada acenando para ele. Surpreso com a habilidade do felino, enquanto corria até Goutokuji um raio fulminante caiu na árvore que há pouco o abrigara.
samurai entendeu que o gato salvara a sua vida e imediatamente entrou no templo para rezar em agradecimento à sua vida. Assim que entrou no recinto, Naotaka percebeu a condição precária do templo e doou todo o dinheiro que ele tinha consigo naquele momento.
A partir de então, a família de Naotaka e todo o povo de Goutokuji passou a freqüentar o templo, trazendo a prosperidade ao local. Para homenagear o gesto de Tama, foi esculpido no local uma estátua da gata reproduzindo o gesto. Depois de um tempo, miniaturas da estátua passaram a ser distribuídas aos visitantes do templo.
Da lembrança de Goutokuji até os dias de hoje o maneki neko mudou bastante e atualmente ele é fabricado com algumas particularidades:
  • Uma moeda dourada chamada Koban. Usada no período Edo, esta moeda valia 10 milhões de ryô.
  • Um colar vermelho. Durante o período Edo, o gato era um animal de estimação muito caro e as mulheres ricas da época enfeitavam seus gatos com um colar vermelho feito de hichirimen (uma flor vermelha) e um sino para saberem por onde andava o gato.
  • Um avental. Provavelmente relacionado com o Jizo Bodhisattva, protetor das crianças mortas e das gestantes.
  • Diversas cores com seus significados, por exemplo: branco (pureza), preto (saúde e espantar maus espíritos), vermelho (proteção, espantar maus espíritos e saúde), dourado (riqueza), rosa (amor), roxo (força artística) e verde (força nos estudos).

http://www.flickr.com/photos/j-pedro/2197573633/


Nenhum comentário:

Postar um comentário