terça-feira, 5 de novembro de 2013

Zumba: saiba tudo sobre esta dança latina que queima 1000 calorias por hora.

Claudia Leitte é a grande divulgadora da prática que mistura ritmos dançantes com exercícios aeróbicos. Instrutor de Zumba dá dicas sobre a atividade e esclarece todas as dúvidas sobre o método que tonifica os 

músculos.


No final tem um vídeo ensinando, não deixe de ver!!

Foto: Claudia Leitte é uma das praticantes de Zumba / Crédito: AgNews/Instagram

Você já ouviu falar de Zumba? Esta técnica, que une dança e exercícios aeróbicos, é a grande sensação do mundo fitness e já tem dezenas de famosos que são fãs e praticantes como Skakira,Jennifer LopezFiorella Mattheis e a maior entusiasta e divulgadora da prática no Brasil, Claudia Leitte. Ela até gravou uma versão de Largadinho em inglês com passos da técnica. Confira o vídeo no final da matéria.
Criado pelo personal trainer e coreógrafo colombiano Beto Perez há mais de 10 anos, a Zumba mistura salsa, merengue, mambo e até axé em seus exercícios, conseguindo fazer com que a pessoa tenha um gasto de 1000 calorias em uma aula que dura uma hora.
Professor de Zumba há três anos, o carioca Thiago Costa afirma que a técnica é democrática e pode ser praticada por pessoas de todas idades e que não tenham um condicionamento físico exemplar.
Não existe diferença entre iniciante e avançado, por exemplo. A aula de Zumba é super fácil, pois tem movimentos repetidos e tranqüilos de se fazer, sendo mais fácil para o aluno entender. Não precisa ter experiência com a dança, até porque a aula foca na diversão e na diversidade de movimentos e ritmos, por isso qualquer um pode se movimentar, só precisa ter alegria”.

Confira a seguir todos os detalhes sobre essa atividade alegre e divertida que deixa o corpo sarado em poucos meses!

-Quais são os benefícios da Zumba?
Thiago: A Zumba tem dezenas de benefícios fantásticos para aqueles que buscam uma boa saúde. Entre eles, podemos destacar a melhoria da qualidade de vida em decorrência da redescoberta do prazer em fazer exercícios, a melhoria da autoestima por causa da alegria e energia próprias dos ritmos latinos e peculiares trabalhados em aulas. Além disso, o corpo fica tonificado e os músculos do corpo todo ficam mais enrijecidos. As aulas também estimulam as relações sociais, por causa das diferentes dinâmicas utilizadas durante as coreografias.

-Quanto dura uma aula? O gasto calórico é alto?
A aula de Zumba tem duração média de 1 hora, começando com o aquecimento e no final o alongamento. A perda calórica geralmente é de 600 a 1000 calorias por aula. O que é interessante é que este gasto de energia acontece secundariamente, o aluno nem se dá conta que está trabalhando o corpo todo, pois está se divertindo e emagrecendo de forma prazerosa.

- Iniciantes precisam saber dançar? Como é o “ritmo” da aula?
As pessoas não precisam saber rebolar para praticar Zumba, só têm que ter disposição e alegria. O aquecimento das aulas é feitos com movimentos Fitness comuns junto com as músicas, para esquentar os músculos. Logo depois, a aula começa “pra valer” e os exercícios têm alta intensidade cardíaca, pois não há pausa. Mas, os ritmos como salsa, merengue e cumbia são usados para baixar e aumentar a frequência da aula, por isso o aluno aguenta a aula completa.

- Em quanto tempo já conseguimos ver algum resultado físico?
Na saída da primeira aula você já percebe a diferença física e mental com a carga de energia “entregue” à aula. O incrível é que em apenas um mês, como o gasto calórico é alto por aula, você já consegue ver muita diferença em seu corpo, mas é necessário que a pessoa se dedique às aulas. O ideal são três aulas por semana.
- Geralmente, a Zumba é praticada em estúdios específicos?
A Zumba é praticada em academias, escolas de danças e estúdios específicos. Não existe um lugar apenas. Por exemplo, quando eu trabalhei no Chile, eu dava aulas para os funcionários de empresas, em colégios e até mesmo para mineiros em minas.
Há como praticar Zumba misturando elementos de outras atividades físicas?
Existem muitas modalidades dentro do programa Zumba. Um deles é o Toning, que é feito com pesos e exercícios que ajudam a tonificar o corpo, acompanhado de uma série de cardio e movimentos da Zumba. Outra técnica se chama Zumba in The Circuit e mistura a aula fitness com passos de danças e treinamento em circuitos e é adaptado para todos os níveis de participantes.
Há algum risco? Tem pessoas que não podem praticar o exercício?
A Zumba tem modalidades específicas para todas as idades, para bebês e até idosos. Lógico, a pessoa deve respeitar a sua avaliação médica e seu condicionamento físico, mas não tem nenhuma restrição. Eu trabalho com crianças especiais e cadeirantes e não vejo nenhum problema. Vale lembrar que a aula só pode ser feita por um profissional capacitado e certificado pela Zumba. Você pode conferir se o professor é licenciado no site da oficial da Zumba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário