terça-feira, 11 de junho de 2013

Evite erros na cozinha


Fritar com azeite

O azeite deve ser aquecido em fogo moderado, não em alto. Nunca deixe fumegar o azeite, porque isso significa que chegou a uma temperatura crítica, propícia à transformação da gordura em trans e formação de substâncias, sabores e odores indesejáveis. Melhor utilizar o produto em saladas e, no máximo, para refogar.

Não mexer carne moída para evitar gosto alterado


Deve-se mexer a carne moída durante o seu preparo. A alteração do gosto se deve ao cozimento não-uniforme. Para evitar o problema, aqueça uma frigideira grande e de bordas levemente altas. Coloque uma colher (sopa) de óleo (ou mistura de manteiga e óleo ou de azeite e manteiga). Em seguida, acrescente dois a três dentes de alho bem picados e, então, a carne moída. Mexa com frequência. Se estiver difícil de deixar a carne solta, utilize um garfo resistente. Assim, cozinha por igual e não junta água. Depois, coloque a gosto cebola, salsa, tomate picado ou outro tempero de sua preferência.

Deixar comida esfriar para colocar na geladeira

Esse é um hábito antigo, de quando as geladeiras não estavam preparadas para dar conta de refrigerar potes ou refratários quentes. Hoje, há estudos de segurança alimentar que recomendam guardar os alimentos ainda quentes, o que diminui o risco de contaminação.

Lavar a carne

O erro faz com que a carne perca proteínas. Tire-a da embalagem e tempere a gosto. O cozimento matará as bactérias existentes.

Usar tábua de madeira

As tábuas de madeira possuem superfície porosa e ranhuras que favorecem a proliferação de bactérias. As indicadas são de polietileno e altileno ou de vidro. “No mercado, já encontramos tábuas de madeira tratadas e especialmente produzidas para isso, que a legislação brasileira permite”, disse a chef.

Furar lata de leite condensado e guardar na geladeira

“Depois de aberta, a lata vai perdendo o verniz interno que protege o conteúdo dos metais tóxicos que constituem a embalagem, podendo provocar intoxicação alimentar”, explicou a chef. O ideal é, depois de abrir a lata de leite condensado, tirar o produto guardá-lo em um pote de vidro, de plástico ou de cerâmica.

Lavar alimentos na pia da cozinha

Até pode lavar alimento na pia da cozinha, desde que seja bem higienizada com água e sabão, além de hipoclorito de sódio. Para evitar contaminação, a dica é lavar os alimentos em escorredor, bacia ou bowl de alumínio ou vidro.

Colocar sobras de alimentos enlatados direto na geladeira

Para evitar contaminação, coloque as sobras em recipientes de plástico ou de vidro tampados e guarde na geladeira. Consuma em três a cinco dias.

Abrir pacote de salsicha ou frios e guardar direto na geladeira

O erro pode deixar os produtos ressecados e com bactérias. Envolva o que sobrou com papel filme e guarde na geladeira. Consuma em três a quatro dias.

Usar óleo para cozinhar macarrão

Evitar óleo deixa o macarrão menos escorregadio e com mais aderência ao molho. Na água (1 litro para cada 100 g de macarrão), coloque uma cebola sem casca com quatro a cinco cravos espetados, além do sal. Deixe ferver e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem.

Colocar abacaxi fresco (cru) no recheio de bolo e pavê

Para evitar o sabor amargo relacionado ao erro, sempre que utilizar o abacaxi fresco para rechear, ferva-o por cinco minutos antes de incluí-lo à receita.

Cozer ou refogar hortaliças de uma vez

Para evitar que as hortaliças (por exemplo, couve e escarola) se encham de água, faça o refogado e coloque as folhas picadas aos poucos. Passe-as pelo tempero apenas para aquecer e deixe-as no canto da frigideira e, então, acrescente mais um pouco, passe pela frigideira rapidamente e junte com o restante. Ao terminar, solte-as bem com auxilio de um garfo. Coloque sal, pimenta e um fio de azeite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário