quinta-feira, 27 de junho de 2013

Como driblar os vilões do inverno Dicas para cuidar dos lábios, pele, unhas e cabelos



Com o inverno se aproximando, as temperaturas ficam mais baixas, o tempo mais seco, e o nosso corpo em estado de emergência: lábios rachados, pele ressecada, couro cabeludo descascado e unhas quebradiças.
Para saber como driblar esses vilões do inverno, a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ensina algumas dicas:
Lábios rachados: Por ser muito fina, a pele dos lábios é sensível ao vento e ao frio. “Para prevenir o ressecamento, beba bastante água e mantenha os lábios protegidos com um batom hidratante ou protetor labial. Nunca esfolie os lábios caso a pele esteja soltando, pois agride mais a área afetada”, diz a dermatologista.
Pele seca: A água quente no banho remove o manto hidrolipídico, causando ressecamento, coceira e aparência esbranquiçada em certas áreas, como pés, joelhos, cotovelos e pernas. “Hidratar é fundamental agora no inverno”, afirma.
Unhas quebradiças: Unhas e cutículas costumam ficar desidratadas quando a temperatura cai. Com isso, podem descascar e até mesmo quebrar. “Passe hidratante na ponta dos dedos e faça uma pequena massagem na região para o produto ser bem absorvido. E antes de pintas, utilize um fortalecedor de unhas com agentes hidratantes”, recomenda.
Dermatite seborreica: Banhos quentes e prolongados estimulam as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzirem oleosidade em excesso. Em contato com um tipo de fungo – o Pityrosporum ovale – esse processo leva à inflamação, à coceira a e à descamação da camada da superfície da região. “Procure lavar os fios com água morna e retire completamente os produtos da cabeça. Use loções e cremes específicos para combater a dermatite seborreica”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário