quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dica para estudar e se preparar para Enem

Protestos históricos no Brasil: Diretas Já, impeachment de Collor e atuais manifestações.


Em 1984, a campanha das Diretas Já, que exigia a retomada do voto popular para presidente da República, eletrizou a atmosfera política. Depois de vinte anos amordaçados, os cidadãos brasileiros saíram às ruas para pedir a volta da democracia ao país. O regime militar estava com seus dias contados. Entre janeiro e abril de 1984, dezenas de comícios foram organizados nas principais cidades brasileiras. O maior deles teve São Paulo como palco. Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram ao Vale do Anhangabaú, no centro da cidade.
Em 25 de janeiro, outra manifestação entrava para a história. "Do alto da colina onde há 430 anos foi fundada a cidade de São Paulo, amontoadas por toda a Praça da Sé, 200.000 pessoas gritavam: Um, dois, três, quatro, cinco, mil. Queremos eleger o presidente do Brasil".  
Um dos comícios mais importantes do movimento pelas diretas. Balanços da campanha já davam conta de mais de meio milhão de pessoas a favor do movimento.

Após disputa em segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, Fernando Collor de Mello é eleito presidente do Brasil — o primeiro escolhido por voto direto em três décadas. VEJA registrou o caráter acirrado da campanha em dezembro de 1989:“Collor – Vitória num país dividido”,

Cara-pintada durante manifestação estudantil pelo impeachment de Fernando Collor de Mello, presidente da República, organizada pela UNE e Ubes, na Avenida Paulista (Antonio Milena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário