sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Morador registra raio atingindo casa em São José dos Campos

Raio atinge casa no Bosque dos Eucaliptos em São José dos Campos (Foto: Eric Silva/Arquivo Pessoal)

A descarga elétrica registrada pelo técnico de qualidade atingiu uma casa a cerca de 500 metros do local em que o vídeo foi feito. Um morador vizinho ao imóvel atingido pelo raio contabiliza os prejuízos, mas agradece a Deus pela família não estar na casa no momento do incidente. "A gente se assustou, porque a gente viu a imagem na internet e identificou que o raio caiu aqui. Saiu aquela fumaça e quando a gente chegou aqui viu que os aparelhos estavam queimados. Queimou o portão, a televisão e toda a parte de antena a cabo. Muitos vizinhos tiveram prejuízo por causa do raio", disse o morador Fábio Ferreira.

Incidência na região
Segundo os pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), o número de descargas elétricas na cidade mais que dobrou entre os dias 1º e 16 de janeiro de 2014. No período, foram registradas 2.903 descargas elétricas contra 1,3 mil em 2013. Para o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, apesar de alto, esse número é considerado normal.
"Apesar de esse número ser bem maior do que o do ano passado isso não é um indicativo de que nós vamos ter um verão com mais raios. Na verdade, a nossa previsão é que o verão seja um verão de normalidade, só que a normalidade no Vale do Paraíba é já ter muitos raios. Então, as pessoas têm que ficar atentas, os raios vão continuar até por volta de 10, 15 de março e as pessoas têm que ter cautela, principalmente em atividades a céu aberto", explicou.

Mortes e cuidados
O pesquisador explica ainda que os raios são descargas elétricas de grande intensidade que ocorrem na atmosfera. Segundo ele, a intensidade típica de um raio é de 30 mil ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. Por ano, morrem 130 pessoas vítimas de raios no Brasil. Um dos últimos casos foi o de uma turista atingida por uma descarga elétrica quando estava entrando no mar no Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Por isso, é preciso seguir algumas orientações para ficar protegido. "(A orientação) É ficar distante de qualquer coisa ligada à rede elétrica ou à rede telefônica, não tomar banho no chuveiro elétrico, não falar em telefone com fio, não ficar encostado em qualquer objeto ligado à rede elétrica, não ficar na janela ou na varanda", reiterou Osmar.
Leia mais: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/01/morador-registra-raio-atingindo-casa-em-sao-jose-dos-campos-veja-video.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário