quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tremor de terra em Montes Claros atinge 3,7 de magnitude, diz UnB


Mais um forte tremor de terra assustou os moradores de Montes Claros (MG), nesta quinta-feira (18). O abalo ocorreu às 07h11 e atingiu 3,8 de magnitude, segundo o Observatório Sismológico de Brasília (Obsis), centro de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB).
Às 9h, o Obsis informou que o tremor foi de 3,8 de magnitude, mas depois de um novo cálculo a partir de outras estações sismográficas, o Observatório corrigiu, informando às 10h, de que a magnitude foi de 3,7.
O epicentro do tremor foi no bairro Vila Atlântida, região noroeste da cidade. Mas moradores de pelo menos 11 bairros, em diferentes pontos da cidade, sentiram o abalo. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 200 ligações.
O chefe da estação na universidade, Expedito Ferreira,  explica que os estudos começaram a ser feitos em junho de 2012 e já apontam que os tremores em Montes Claros devem ter magnitude máxima de cinco graus. O especialista afirma que o Brasil está localizado em cima de uma única placa, a Sul-americana  caso estivesse em um encontro de placas, como o Japão, a intensidade registrada seria maior, assim como os estragos.
O especialista ainda explica a causa dos abalos. "Há uma falha geológica na região Noroeste da cidade, quando há uma movimentação de placas ocorre a geração de energia, que é dissipada em forma de ondas. Não há uma periodicidade para a ocorrência dos tremores, eles podem acontecer e parar repentinamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário