quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que fazer com o pó de café usado?


Atire a primeira pedra quem nunca fez esta mesma pergunta. O café fica pronto, todo mundo está feliz, mas o que fazer com o que restou da bebida? Eu mesma confesso nunca ter pensado em outros usos para a borra do café, mas agora tentarei me redimir neste post. A palavra de ordem é reaproveitamento. Se analisarmos com cuidado, podemos listar no mínimo cinco usos variados para o pó de café já utilizado. Vasculhando a internet, encontrei dicas bem interessantes na Revista Cafeicultura
1 – Você pode utilizar para lavar galheteiros, vidros de azeite, para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha. Basta misturá-lo com sabão de sua preferência e esfregar com a ajuda de uma bucha. Enxague Fica limpinho! 

2 – Depois da faxina, esfregue um pouco do pó de café usado em suas mãos para deixá-las claras e macias. 

3 – Muito bom para desentupir a pia (desde que o entupimento não seja muito severo). Adicione um pouco de água no pó de café e jogue na pia ou no encanamento obstruído. Depois é preciso deixar este “desentupidor natural” agir durante toda a noite e na manhã seguinte eliminá-lo, deixando correr água bem quente pelos canos. 

4 – Coloque um pouquinho do pó de café usado caminho das formigas dentro de seu armário para espantá-las (mas não vale coar o café com açúcar na água… daí é pedir para ser anfitriã das danadinhas). 

5 – Também é recomendado como bom adubo em vasos de flores e plantas.
O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros. 

Agora que você já conhece algumas maneiras alternativas de aproveitar o café, mãos à obra! Lembre-se que a mudança por um planeta melhor está nas coisas simples da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário