quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alerta! Maioria dos sucos de caixinha não tem fruta na composição.

No rótulo pode até estar escrito “sabor
uva”, mas talvez o seu suco preferido de caixinha não seja composto de fruta. Não
acredita? A constatação é assustadora, mas real. Quem comprova é uma pesquisa
realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), feita com
31 amostras de diferentes sabores. O estudo mostra que 32% das marcas testadas não
contêm o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei

No rótulo pode até estar escrito “sabor uva”, mas talvez o seu suco preferido de caixinha não seja composto de fruta. Não acredita? A constatação é assustadora, mas real. Quem comprova é uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), feita com 31 amostras de diferentes sabores. O estudo mostra que 32% das marcas testadas não contêm o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei
á o néctar, além de apresentar só uma parcela de fruta, ainda contém açúcar e aditivos químicos, como corantes e antioxidantes. "Essa confusão [entre néctar e suco] é reforçada pelo uso ostensivo de imagens de frutas nas embalagens dos néctares, passando a falsa impressão de que a bebida é natural"
Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec, em declaração dada à revista do instituto, considera o resultado do teste grave e atesta que, para ser chamada de “suco”, a bebida deve ter, em sua composição, só fruta (e água, em alguns casos) e não pode conter substâncias “estranhas”
A Maguary teve o pior resultado: três dos cinco néctares da marca avaliados têm uma quantidade menor de fruta do que o esperado. As marcas Camp, Dafruta, Fruthos e Sufresh tiveram, cada uma, dois sabores reprovados nesse quesito. Somente as bebidas da Activia e da Dell Vale foram aprovadas em todos os sabores.
A
Maguary teve o pior resultado: três dos cinco néctares da marca avaliados têm
uma quantidade menor de fruta do que o esperado. As marcas Camp, Dafruta,
Fruthos e Sufresh tiveram, cada uma, dois sabores reprovados nesse quesito.
Somente as bebidas da Activia e da Dell Vale foram aprovadas em todos os
sabores.Em comunicado enviado ao R7, o grupo Ebba que administra as marcas Maguary e Dafruta esclareceu que a empresa tem um laudo da Unesp e um atestado do Ministério da Agricultura que demonstram que os produtos citados pelo IDEC estão dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo governo. Segundo o comunicado, o próprio IDEC diz que “não existe análise padronizada para a
avaliação do percentual de fruta”, razão pela qual a metodologia aplicada pelo
laboratório contratado pela instituição (Eurofins) não é reconhecida oficialmente pelos órgãos que regem o regulamento'.
Em comunicado enviado ao R7, o grupo Ebba que administra as marcas Maguary e Dafruta esclareceu que a empresa tem um laudo da Unesp e um atestado do Ministério da Agricultura que demonstram que os produtos citados pelo IDEC estão dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo governo. 

Segundo o comunicado, o próprio IDEC diz que “não existe análise padronizada para a avaliação do percentual de fruta”, razão pela qual a metodologia aplicada pelo laboratório contratado pela instituição (Eurofins) não é reconhecida oficialmente pelos órgãos que regem o regulamento".


Segundo a norma atualmente em vigor, o percentual mínimo de fruta varia de 20% a 40%, dependendo do sabor do néctar.
Segundo
a norma atualmente em vigor, o percentual mínimo de fruta varia de 20% a 40%,
dependendo do sabor do néctar


Porém, no que diz respeito à quantidade de fruta, dez produtos (32%) foram reprovados: eles simplesmente não contêm o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei.
Leia mais:

http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/fotos/alerta-maioria-dos-sucos-de-caixinha-nao-tem-fruta-na-composicao-12022014#!/foto/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário