quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dicas para lavar suas roupas:

Roupas brancas:
Devem ficar de molho por ao menos uma hora.
Na máquina: coloque todas as roupas na máquina, adicione o sabão e deixe encher. Ao começar a bater, desligue a máquina por uma hora, depois deixe que ela termine normalmente. Pode-se deixar a roupa de molho por até uma noite, mas não mais que isso.
No tanque: encha o tanque com água, misture o sabão em pó e coloque as roupas de molho, uma por uma, mexendo um pouco a cada peça, para misturar bem com o sabão. Deixe lá por uma hora. Termine normalmente.
* Roupas pretas:
As roupas pretas não devem ficar de molho. Exceto quando muito sujas. Quanto menos roupas pretas forem expostas ao sabão e menos sol elas tomarem, mais vão durar. Evite usar sabão em excesso e amaciante e, porque causam manchas esbranquiçadas. Caso surjam manchas, antes de lavar novamente experimente uma escova de roupas. Muitas vezes trata-se apenas de resíduos da lavagem, e uma boa escovada deixa a roupa pronta para usar novamente.
* Roupas coloridas:
As roupas coloridas devem ser lavadas agrupadas em suas devidas categorias. Por exemplo: não misturar azuis e vermelhas. Quando uma peça de roupa em particular não se encaixar em nenhuma das categorias que você tem, pense onde ela fará menos estrago, teste para saber quanta tinta ela solta e escolha: ou você lava separado, a mão, ou mistura na categoria mais próxima. Roupas coloridas não ficam de molho, mas podem ser enxaguadas com amaciante.
* Secagem:
Estenda as roupas no varal e deixe as lá até que estejam completamente secas. Roupas coloridas e pretas preferem a sombra, mas caso isso seja difícil, pendure-as do avesso, para que evitar que o direito desbote com o sol.

* Para retornar o branco das roupas amareladas:
- Com vinagre: 
coloque na água uma xícara de vinagre branco. Lave normalmente. O vinagre é um alvejante leve, que funciona muito bem para tirar o amarelado, manchas de suor e deixar a roupa macia. Não deixa cheiro de salada nas roupas, pode usar sem medo.
Com anil: encha um balde de água e dissolva nele um pouco de anil. Passe as roupas lavadas nesse líquido, por alguns segundos, misturando para ter certeza de que não ficarão manchas e depois torça e estenda. Não funciona bem com tecidos sintéticos, mas é ótimo nas roupas de algodão. Se manchar suas roupas de azul, não se preocupe, basta lavar de novo e as manchas sairão.

Com água sanitária: coloque no final do molho das roupas meia xícara de água sanitária. Misture bem e deixe por uns quinze minutos. Lave normalmente. A água sanitária é muito agressiva com os tecidos, quanto menos, melhor. Menos quantidade e menos tempo de molho. Cuidado especial com os tecidos sintéticos: eles não costumam reagir bem ao cloro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário