quinta-feira, 17 de abril de 2014

Google lança kit para desenvolvedor criar smartphone 'desmontável'


Esqueleto do smartphone modular, que pode ser montado e desmontado, do Projeto Ara, do Google. (Foto: Divulgação/Google)

Google liberou nesta quarta-feira (10) o primeiro kit para que desenvolvedores comecem a trabalhar no smartphone modular, cujos componentes do aparelho, da câmera ao processador, podem ser incluídos ou retirados.
O kit mostra que os celulares poderão ter três tamanhos: mini, médio e grande (que não foi contemplado nesse primeiro lançamento). Os aparelhos são esqueletos em que são encaixados os vários módulos, responsáveis por uma função (Wi-Fi, câmera, processador, bateria) (O kit pode ser baixado aqui).
m fevereiro, Paul Eremenko, chefe da divisão responsável pelo Ara, informou à revista “Time” que o modelo menor do smartphone Ara poderia custar até US$ 50. Como os outros aparelhos comportam mais módulos, devem custar mais carto.
Os celulares serão equipados com Android. Segundo o Google, o aparelho modular pode ser lançado no próximo ano. O objetivo é que os próximos consumidores montem seus aparelhos de acordo com suas necessidades. Se gostarem de fotografia, podem incluir uma câmera mais potente. Se jogar games for o objetivo, podem instalar um processador mais potente.
Essa é uma primeira versão do kit de desenvolvedores que será lançado antecipadamente no fim de 2014. Segundo o Google, as impressões dos programadores será utilizada para aprimorar o pacote final de ferramentas.
Na próxima semana, nós realizaremos a primeira Conferência para desenvolvedores do Projeto Ara, no Museu da História do Computador, em Mountain View.
O Projeto Ara era conduzido pela Motorola Mobility, divisão de celulares que foi vendida pelo Google para a chinesa Lenovo por US$ 2,9 bilhões. Por seu atrativo, a divisão responsável pelo projeto foi uma das áreas retidas pelo Google e que não estavam no pacote de ativos comprados pela Lenovo.
Esquema do smartphone modular, que pode ser montado e desmontado, do Projeto Ara, do Google. (Foto: Divulgação/Google)
Saiba mais:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/google-lanca-kit-para-desenvolvedor-criar-smartphone-desmontavel.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário