quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sabe usar hashis corretamente? Aprenda etiqueta japonesa


A culinária japonesa é uma das que mais se populariza no Brasil, mas apesar do gosto pelos pratos coloridos e cheios de sabor, o uso do hashi, os tradicionais talheres usados há milênios, e outros detalhes importantes da etiqueta à mesa nem sempre são seguidos. Veja quais as principais regras que envolvem a gastronomia japonesa com as dicas abaixo:

Há movimentos que são proibidos com o hashi. Não use os hashi para empurrar louça nem apontar para a comida.


Nunca devem ser usados como garfos, ou seja, para espetar a comida. Esse gesto só é usado em cerimônias dedicadas a pessoas que já morreram, já que são tradicionais na cultura japonesa os eventos que envolvem refeições para homenagear os antepassados.


O contato do utensílio é feito apenas com a comida, mas isso não significa que é permitido ficar mexendo nos itens para escolher. Essa regra é universal. Encoste seu talher apenas no alimento que irá comer.



Não é feio tentar manusear os hashi. Como não se trata de utensílios normalmente usados na cultura ocidental, ninguém é obrigado a ser mestre na arte de comer com pauzinhos.



Caso a pessoa não consiga comer com hashi, pode pedir talheres convencionais.



Ao começar a refeição com um tipo, termine o prato assim. Não use hashi para comer sushi e garfo para pegar o arroz, por exemplo.



Não use os hashi para cortar os alimentos, pois a maioria deles já vem servida em porções que podem ser levadas inteiras à boca.




No caso de receitas maiores, como os rolinhos primavera, o hashi pode ser usado para cortá-lo em pedaços que caibam na boca.



Não é falta de educação usar hashi com elástico, pois facilita muito o manuseio.




A posição correta é mantê-los paralelos entre a pessoa e as tigelas, sempre apoiados sobre um suporte, chamado hashioki.



Existe uma maneira correta de segurar o hashi. Prendemos a parte superior de um hashi na raiz do polegar com a primeira falange do dedo anelar. O segundo hashi é que será manipulado, seguro pelos dedos indicador e médio.



Quando for comer arroz, a tigela deve ser erguida e segura pela base com a mão esquerda. A direita segura o hashi, apoiado principalmente no dedo médio.



Sushis e oniguiris (bolinhos de arroz) podem ser comidos com as mãos. Inclusive, os dedos podem levar o alimento para serem molhados no shoyu. A única recomendação é molhar apenas o peixe para que o arroz não se desmanche.
foto
As diversas receitas de macarrão devem ser comidas com hashi, mas pode-se pegar uma ponta do alimento e chupar para dentro da boca. Não é falta de educação fazer barulho. O caldinho pode ser tomado diretamente da tigela, segurando a louça com as duas mãos.



O saquê deve ser servido por outra pessoa e não por você mesmo. A consultora ensina que se uma pessoa se servir quer dizer que está com dores de cotovelo.



Segurar objetos com ambas as mãos é sinal de respeito na cultura japonesa. Isso chega até a mesa. Todos os objetos, como xícaras ou tigelas, devem ser segurados com as duas mãos, como as cuias usadas para tomar missoshiro.



Se a peça for pequena, como a taça do saquê ou xícara de chá, por exemplo, segure a peça com uma das mãos e use a outra para apoiar sua base.

foto

A toalhinha quente normalmente oferecida logo ao sentar à mesa em restaurantes japoneses serve para limpar as mãos, mas também pode ser usada no rosto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário